Produção

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Estilista Maria Gambina


Maria Gambina é um dos nomes mais importantes da Moda Portuguesa. Muito influenciada pelas abordagens estéticas baseadas nos movimentos musicais, a estilista dá uma imagem jovem e descontraída à sua marca com elementos como: agitação, dança, humor, alegria, rua, cidade, noite e cor. Assim, a estilista afirma, em cada nova colecção, uma forma muito pessoal de interpretar as tendências mais actuais do “streetwear”.
A famosa estilista portuguesa é, também, uma amante da
música, com especial predilecção para o jazz, o soul, a bossa nova e a música brasileira, em geral.



Biografia:

1969- Nasce Maria Cristina Lopes (conhecida por Maria Gambina) em Oliveira de Azeméis.

1989- Ingressa na Escola Superior de Belas Artes do Porto, frequentando o primeiro ano do curso de Pintura.

1992- Após ter terminado o curso de Design de Moda do CITEX, apresenta a sua primeira colecção, recebendo o 3º prémio promovido pelos Fios Fisip. Participa em vários concursos, onde se destacam os primeiros prémios obtidos em “Coup de Lune”, promovido pela “Air France”, “Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo”, Lisboa, e por duas vezes o primeiro prémio no concurso “Sangue Novo”, edições de 92 e de 93, promovidos pela “Associação Moda Lisboa”.

1995- Abre a sua própria loja na Foz do Douro – Porto.
Assina com José António Tenente, a proposta de design vencedora do “Concurso para a concepção das fardas para os funcionários e colaboradores da Expo 98”.

1997/98- As suas participações internacionais contam com “Fashion Future Award” e “New Fashion Generation” em Düsseldorf, “Fashion and Technology”, em Florença. Apresenta a colecção Outono/Inverno 97/98 em Estocolmo a convite do ICEP; é a primeira criadora portuguesa a apresentar a sua colecção de Inverno 98/99 no “Workshop” em Paris. Foi a única criadora portuguesa a apresentar a sua colecção Primavera / Verão 98 no festival “Menphis in May” – USA, a convite da organização.

1999- A convite do Hertensia de Hotten, repete a sua participação em 99 com a sua colecção de Inverno 99/00 onde vende para o Japão. Em Maio, abre a sua segunda loja em Lisboa. Vence, com a sua colecção Primavera/Verão 2000, o prémio de Melhor Colecção Feminina, promovido pela Moda Lisboa e o Prémio Imprensa Estrangeira. Em Novembro de 99, desloca-se a São Paulo, Brasil, com a sua colecção Verão 2000 a convite do Portugal Fashion Internacional.

2000- Marca presença no “Workshop” de Hertensia de Hotten de 1 a 5 de Maio, com a sua colecção Outono/Inverno 00/01.Participa no Calendário Oficial da Semana da Moda de Paris, integrado no desfile “Portugal Fashion Internacional – Les Créateurs Portugais” – (4 de Março).


Foi distinguida com os seguintes prémios:

  • Criadora do Ano 97 – Look Elite
  • Globo de Ouro 98 – na categoria da personalidade do Ano – Moda, promovido pela revista Caras.

A estilista continua a brilhar com as suas peças a nível nacional e internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário