No dia 20 de Fevereiro de 2009, deslocámo-nos ao Palácio Nacional de Mafra para assistir à adaptação dramatúrgica de Memorial do Convento, de José Saramago. A peça é uma síntese da obra do autor português e retrata as personagens de uma forma muito característica, aliando humor e tragédia. A acção desenrola-se à volta das personagens Blimunda, Baltasar e Bartolomeu de Gusmão. É de salientar a importância dos elementos visuais e auditivos na caracterização das personagens e dos espaços.
De seguida, realizámos uma visita não guiada ao Palácio, em que tivemos a oportunidade de conhecer melhor o monumento que D. João V mandou construir em consequência da promessa que o rei fizera se a rainha lhe desse descendência. Visitámos uma grande parte das salas e dos quartos, assim como a cozinha e a capela. O que mais impressionou foi, provavelmente, a biblioteca, quer pelas suas dimensões quer pela quantidade de livros que oferece.
A visita revelou-se muito importante, visto que permitiu contextualizar a época retratada na obra e compreender melhor algumas situações do livro.

Sem comentários:
Enviar um comentário