Produção

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cantores de Jazz

Louis Armstrong
Louis Armstrong foi um dos melhores trompetistas de todos os tempos e um cantor de eleição.
Daniel Louis Armstrong nasceu a 4 de Agosto de 1901, em Nova Orleães, no Louisiana, nos Estados unidos da América. Aprendeu a tocar vários instrumentos de sopro, mas foi no trompete que se destacou. De origem humildes, teve de trabalhar desde cedo para ajudar a sustentar a família, porque o pai os tinha abandonado. Mais tarde, foi para um reformatório por motivos desconhecidos.
Deixou a sua marca no Jazz, através das duas improvisações de sons vocálicos sem sentido, conhecidas por scatting.
O cantor negro fez parte de várias bandas. Em 1922, juntou-se à Oliver’s Creole Jazz Band, em Chicago, que, na época, era o centro do jazz norte-americano. Em 1924, mudou-se para Nova Iorque, onde se juntou à Orquestra de Fletcher Henderson, considerada a melhor banda jazz da altura.
O cantor norte-americano gravou algumas músicas com algumas vozes de blues, tais como Bessie Smith, Clara Smith e Ma Rainey.
Em 1925, regressou a Chicago e criou a sua própria banda – os Louis Armstrong and His Hot Five (que mais tarde seriam alargados para Hot Seven).
A década de 30 foi o período em que famoso trompetista atingiu maior sucesso, tendo liderado várias bandas e gravado temas que se tornaram populares, tais como “I Can’t Give You Anything But Love” e “I’ve Got a Heart Full of Rhythm”.
Nos anos 40, Louis Armstrong viu a sua popularidade decrescer. Fundou o sexteto Louis Armstrong and His All Stars, com o qual tocou um pouco por todo o mundo.
Nas duas décadas que se seguiram, destacaram-se temas como “Mack The Knife” (1955), “Hello Dolly” (1964) e “What a Wonderful World” (1967), entre outros. Gravou, entretanto, três discos com Ella Fitzgerald.
O seu nome era, então, conhecido em todo o mundo, não só pelas suas qualidades de trompetista, mas também por ser um cantor e um artista de eleição.
Participou, ainda, em alguns filmes – “Cabin in The Sky” (1943), “Jam Session” (1944), “High Society” (1956) e “The Five Pennies” (1959), entre outros.
O cantor editou a sua autobiografia, intitulada “Satchmo, My Life in New Orleans”, em 1954.
Louis Armstrong morreu a 6 de Julho de 1971, em Nova Iorque.

Discografia Seleccionada
1947 – Satchmo at Symphony Hall (live)
1951 – Satchmo at Pasadena (live)
1954 – Louis Armstrong Plays W.C. Handy
1955 – Louis Armstrong at the Crescendo (live)
1956 – Ella and Louis (com Ella Fitzgerald)
1957 – Ella and Louis Again (com Ella Fitzgerald)
1957 – Porgy and Bess (com Ella Fitzgerald)
1961 – Together for the First Time (com Duke Ellington)
1964 – Hello, Dolly!

Sem comentários:

Enviar um comentário