Produção

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Entrevista

Realizámos uma entrevista à professora Adélia Esteves, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Sá da Bandeira, para saber quais as obras que se irão realizar na nossa escola.

Revista “F”acto: Esta entrevista faz parte de um trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12º ano de escolaridade. O nosso projecto consiste na criação de uma revista online, onde irá ser publicada esta entrevista.
A nossa escola vai entrar em obras. Quais as zonas da escola que vão ser remodeladas?
Presidente do Conselho Executivo: Vão ser várias. Aliás, vai ser tudo remodelado. Vamos ter a escola com novas funcionalidades. A estrutura do edifício vai manter-se, vamos é ter um edifício maior, porque vai ser prolongado. O edifício vai ficar fechado. Na zona dos actuais campos, vai haver um prolongamento das alas de maneira a ficar fechado. E, portanto, vai ficar com uma outra configuração e vamos também outros espaços, é uma nova escola.

RF: Quais serão as mudanças que se irão verificar nessas zonas, principalmente nas salas de aula?
PCE: Então, as salas de aula vão ser todas remodeladas e vão ficar apetrechadas com aquilo que está previsto no Plano Tecnológico e que certamente já ouviram. Todas as salas vão ficar com projectores, computador, mobiliário novo e algumas salas (e eu ainda não tenho a informação se são todas) com quadros interactivos.

RF: Quando se iniciam e para quando estão previstas as reestruturações?
PCE: Está previsto iniciar-se a obra em Junho e está previsto terminar em Setembro de 2010. É um ano e pouco, de modo a que se conclua o presente ano lectivo. Portanto, as obras iniciam-se em Junho, são pequenas obras de adaptação. Vamos ter de criar alguns espaços, dividir algumas salas de aula, criar casas de banho para, durante o próximo ano, a escola estar muito concentrada, mas funcional. Portanto, vai ficar com as funcionalidades todas e a obra vai apenas ter esse pequeno constrangimento, que é ficarmos todos um bocadinho mais concentrados.

RF: Como irá decorrer a vida escolar (aulas, acesso a serviços como papelaria, bar, etc.) durante o período em que a escola se encontra em obras?
PCE: Está tudo previsto. A reprografia vai mudar de sítio e vai ficar em conjunto com a papelaria no mesmo sítio, onde está actualmente a papelaria. Alguns serviços vão ficar juntos. Como a zona onde está neste momento a secretaria vai ser intervencionada, a secretaria vai passar para uma sala. O Conselho Executivo vai passar, também, para uma sala de aula. Eu penso que é importante dizer-vos que a obra vai ser faseada. Vai haver uma primeira fase em que vai ser intervencionada toda a parte frontal do edifício, onde está actualmente a secretaria, a portaria, o Conselho Executivo, a sala de Directores de Turma, a biblioteca, os laboratórios de Biologia e Geologia, o museu de Geografia e toda a parte ímpar (rés-do-chão e primeiro andar). Esta é a primeira grande fase de intervenção. As aulas vão ficar a funcionar no lado par e, como para o número de turmas não é suficiente esse número de salas, vão ser colocados monoblocos para salas e também para laboratórios. Esses monoblocos são salas bem equipadas, climatizadas, com óptimas condições e vão ficar lá atrás, junto à entrada. Relativamente às casas de banho, vamos ficar, nesta fase, sem as casas de banho dos alunos. Então, vai ser adaptada ao lado das casas de banho das alunas, um espaço que agora é uma arrecadação (que foi, em tempos muito antigos, uns balneários). A sala de professores vai mudar de sítio e vai passar para a sala dos professores de Educação Física. No refeitório, vai haver uma sala para os funcionários.

RF: Visto que o período em que decorrem as obras coincide com a época de exames, como e onde se processará a mesma?
PCE: Os exames vão decorrer noutra escola. Não é que não tenhamos condições em termos físicos, porque temos, porque durante o mês de Junho e Julho ainda não teremos a escola propriamente em obras, apenas obras de adaptação. Mas como nestas pequenas obras, há sempre alguns barulhos e como se pretende que os exames decorram com o sossego absoluto que é necessário, então mudamos para a escola Alexandre Herculano. Fica um bloco disponível para os exames da nossa escola.




Nota: Posteriormente à data desta entrevista, recebemos a informação de que os exames irão ser realizados na nossa escola.